O controle de pragas em comércio evita que ocorra uma infestação de insetos ou roedores. Não só o comércio de alimentos, restaurantes e bares mas todo o tipo de comércio deve contratar uma empresa especializada no controle de pragas para evitar a contaminação de seus produtos e funcionários evitando que seus clientes fiquem doentes. Em comércios o estoque é a parte mais problemática. As pragas se escondem e reproduzem nas principalmente nas caixas de papelão que chegam e saem dos estoques. Para o seu comercio funcionar é necessário que ele tenha um certificado de Controle de pragas emitido por uma empresa certificada. Existem medidas que podem ser tomadas para que seu comércio se mantenha fora do alcance das pragas urbanas, nós  apresentamos essas logo abaixo. 

O Controle de pragas em comércios

O controle de pragas visa evitar a proliferação de pragas urbanas em comércios. Desta forma evita-se uma série de doenças causadas por insetos e roedores que ao entrarem em contato com bactérias, fungos, protozoários e outros microganismos patogênicos se contaminam. Esses animais são contaminados principalmente pelas patas, pelos e asas. Roedores podem ainda urinar nos produtos estocados contaminando-os e transmitindo leptospirose.     

É exigência da AVISA para que seu comércio funcione que ele tenha um certificado de Controle de pragas emitido por uma empresa especializada. 

A Sanitas e Controle de pragas em comércios

A Sanitas é uma empresa especializada no controle de pragas e vetores urbanos que está a mais de 40 no mercado. Realizamo o Controle Integrado de Pragas (CIP) que visa a utilização minima de produtos químicos, que não agridem à saúde e nem o meio ambiente . Além disso fazemos uso de produtos domissanitários certificados pela ANVISA.  

Medidas preventivas 

  • A higiene dos ambientes está em primeiro lugar. Um ambiente limpo é um ambiente saudável livre de pragas e contaminações. 
  • Procure evitar o acúmulo de lixo. O lixo é chamariz para as pragas. Elas se atraem pelos restos de alimento que seu comercio produz. Além disso restos de entulho, madeiras velhas entre outros podem servir de esconderijo para as pragas.
  • Facilite a limpeza dos ambientes, utilize revestimentos com pisos ou invés de cimento, armários e prateleiras de aço ou invés de empilhar as caixas. 
  • Faça a manutenção da estrutura física do seu comércio. Isso evitará que as pragas se alojem em frestas e fissuras em pisos e paredes. 
  • Mantenham o espaço com ventilação.  

Não facilite a vida das pragas!

Monitoramento constante

É uma das formas de se evitar a proliferação. Existe a ocorrência isolada, que ocorre quando uma praga aparece de forma esporádica, somente passando pelo local e exitem as proliferações, quando um inseto ou roedor além de ter acesso ao local se instala e se abriga fazendo ninhos. Isso acontece quando durante uma ocorrência isolada a praga encontra condições favoráveis (acesso, abrigo, alimento e água) para o seu estabelecimento. Por isso é muito importante que ao menor sinal destes animais nocivos tais como fezes, urina, pelos, asas ou a própria visualização do animal seja feita a comunicação à empresa prestadora dos serviços de controle pragas  urbanas para que as medidas cabíveis sejam tomadas.  

Controle de pragas periódico

As caixas de papelão entram e saem com frequência dos estoques. Quando maior o trânsito de caixas maior as chances de entrada de pragas nestes ambientes. Mantenha locais de armazenamento sempre limpos isto evitará que as pragas se alojem. Mas se mesmo assim os insetos e roedores se instalarem não dê chances deles se proliferarem de forma excessiva. Mantenha o controle de pragas em dia sendo realizado a cada seis meses ou tempo menor conforme a necessidade do seu comércio.